30 janeiro 2013

Fanfics: um livro onde a personagem é você!

Quem nunca ouviu falar sobre as fanfics?

O nome Fanfic (ou fic) é abreviação de fan fiction que significa ficção de fãs. Existem vários sites de hospedagem de fanfics mas também existem muitas autoras que preferem publicar suas histórias de uma forma independente, seja num blog, no tumblr ou mesmo num site próprio. Como boa apreciadora e autora de fanfics, posso lhe confirmar uma coisa: não há nada melhor no mundo pra te fazer sonhar e fantasiar situações do que uma fanfic interativa. Agora imagina você toda linda e maravilhosa num conversível em Paris com seu fave da sua banda favorita? Doideira né? Mas é uma delícia de ler e escrever. Então, pensando nisso, hoje vou explicar pra vocês alguns dos tipos de fanfics, beleza? Então, vamos lá!

PS: no fim do post, coloco uns links de algumas fanfics minhas que eu não retirei da hospedagem.

  • Long fic: uma long fic, como diz o nome, é uma fanfic mais comprida, com uma maior número de capítulos e mais elaborada. Podem vir acompanhadas de capítulos com músicas (parecidos com as song fics que já já vou falar sobre). 
  • Short fic: short fics são quase a mesma coisa das fanfics Oneshots. São fanfics pequenas, geralmente um capítulo só e se concentram no casal em questão.
  • Song fics: as Song fics, podem ser oneshot ou podem ser longs. Há songfics que acontecem num capítulo só, onde toda a história é narrada ao redor de uma música ou pode ser uma longfic que tem uma música por capítulo, ou a mesma música na fanfic inteira (nas song fics, a autora pede que você ouça uma música enquanto lê a fic).
  • Fanfics Restritas: como o nome já diz, é uma fanfic que possui conteúdo apenas para maiores de dezoito anos. Sexo explícito, consumo de drogas e afins. Geralmente são longfics, por possuírem as cenas de sexo que são longas e bem explicativas. E, cá entre nós, é meu gênero favorito!
  • Fanfic Slash: fanfic que se concentra num romance entre dois homens.
  • Fanfic Femmeslash: fanfic que se concentra num romance entre duas mulheres.
  • Side storie: uma side storie é uma fanfic baseada em outra fanfic. Por exemplo, uma explicação de um fato de uma outra fanfic ou um bônus. Normalmente, as side stories são shortfics.


E agora, pra deixar tudo bem explicadinho, vamos a alguns termos usados no mundo das fanfictions que vocês também já devem ter lido mas ficaram tipo: WHAT?


  • Ship ou OTP: um casal da fanfic.
  • Shipper: você é uma shipper de determinado casal quando ele é seu favorito. Por exemplo: nas fanfics interativas eu me shippo com Tom Fletcher <3
  • Betas ou betareaders: betas são aquelas anjinhas sem asas que revisam sua história antes de ela entrar para o site de hospedagem, elas irão concertar erros de ortografia e, talvez, HTML e Script.
  • N/A: nota da autora. Geralmente está no fim da fanfic. É como um recado da autora para as leitoras. Pode aparecer no meio da fanfic como uma observação.
  • N/B: nota da beta. Um recado da beta no fim da fanfic.
E agora, como prometido, alguns links das minhas fanfics que sobraram na net!

Christimas Lights: uma short/songfic minha que fiz para concorrer a um challenge no All About Fics (e ganhei!)

Always on My Mind: shortfic que tenho Featuring, ou seja, ajudei no desenvolvimento. Escrita com uma amiga minha, Gabrielle.

Sweet Surrender: minha primeira fanfic de todas e restrita viu, meninas? Não gosto de mostrar ela pras pessoas por ter sido a primeira e minhas habilidades de escrita ainda estavam na lata haha.

E finalmente...

50 Shades of Us: essa aqui eu vou deixar na dúvida. Não fui eu quem escrevi, porém, está ótima e promete muitos suspiros! Fanfic restrita e BDSM (possui sadomasoquismo). 

Bom, as fanfics são minhas paixões há muito tempo (tanto ler como escrever). Ler porque adoro viver situações que outras pessoas também têm vontade de viver e escrever porque amo o fato das pessoas apreciarem minhas criações e mergulharem no meu mundo!

Até a próxima e um beijo da Mrs. Fletcher!

2 comentários:

  1. Amooooo fanfics kkkkkk
    coloquei umas dicas de fics no meu blog também
    http://www.barbaraalgazi.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo demais fanfics! Faz muito tempo que leio e escrevo.
      Vou dar uma olhada no seu post, beijão!

      Excluir